Como funciona o sistema?
Pré-requisitos:
- Qualquer médico nefrologista sócio da SBN que realize biópsias ósseas em sua prática clínica. Médicos de outras especialidades (reumatologia, endocrinologia, ortopedia) deverão solicitar uma autorização especial para participar.
- Utilizar login e senha da SBN para entrada de dados / consulta do sistema.
Entrada de dados, TCLE, e geração do código REBRABO
Realizado durante consulta médica, diretamente com o paciente e antes da biópsia óssea.
- Preencher dados do Censo Demográfico/Clínico, Censo Laboratorial e Censo de Imagem (clique em lista de informações essenciais).
- Imprimir TCLE, explicar ao paciente, colher assinatura e rubrica do paciente, assinar e carimbar (clique em TCLE).
- Fazer o upload do TCLE e enviar para a base REBRABO.
- Imprimir o código REBRABO que identifica o paciente e a biópsia óssea (ver exemplo de etiqueta com o número da biópsia contendo código REBRABO).
Colocar o fragmento em um frasco de vidro contanto àlcool 70% e colar uma etiqueta de identificação REBRABO no frasco de vidro. Outra etiqueta deverá ser colocada na caixa/pacote que será enviado ao laboratório.
Endereços dos laboratórios de fisiopatologia óssea.
Observação: No caso de não possuir todos os dados obrigatórios dos Censos Demográfico Clínico, Laboratorial e de Imagem, o médico pode acrescentar ou modificar dados em uma ou mais etapas. Porém a geração do código REBRABO que identifica o paciente e a biópsia óssea só será obtida com a finalização da entrada de dados dos Censos e envio do TCLE assinado ao REBRABO.
Acesso ao laudo da biópsia óssea
- Quando o laudo da biópsia estiver pronto o médico receberá uma mensagem por e-mail informando a disponibilidade do laudo.
- Para visualização do laudo, o médico deverá entrar em “Minhas Biópsias”, digitar o código REBRABO e acessar o laudo, que poderá ser impresso.